22 de mar de 2016

Cronograma Capilar - Cachos



Eu estava louca por causa do meu cabelo por que ultimamente ele anda bem feinho, com muitos frizz, ressecado e sem forma dos cachos. Andei pesquisando muito na internet uma boa hidratação e achei o tal do cronograma capilar, que acredito que é bem comum entre as cacheadas. Então eu parei pra pensar e por que não assumir esse compromisso com meu cachos? Foi ai que fiquei super ansiosa pra começar haha.
Pra quem não sabe o que é um cronograma capilar, não é nada mais que fazer uma super hidratação no seu cabelo de forma completa no período de um mês durante três vezes por semana. Para aqueles que estão igual o meu, é importante fazer a hidratação, nutrição e reconstrução nos fios.

A diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução


Para cuidar dos fios, existem vários tipos de produtos existente disponíveis. Para escolher qual deve utilizar, primeiramente deve saber qual funcionalidade de cada um, pois eles têm propriedades diferentes.

- A hidratação serve para repor a água dos fios. Essa é a etapa mais básica do cronograma capilar e é bastante indicada para cabelos levemente ressecados e com frizz. Os componentes que os produtos para fazer hidratação possui são: frutas, glicerina ou glicerina vegetal, extratos botânicos, pantenol, vitaminas aloe vera, chocolate, mel, sacarose ou derivados de açúcar, proteínas hidrolizadas.
- A nutrição ajuda a repor óleos e nutrientes (reposição lipídica). A nutrição é indicada para tratar fios ressecados, quebradiços e porosos. Nos produtos de nutrição, você deve procurar por óleos vegetais como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon etc, manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de murumuru e ceras vegetais.
- A reconstrução servem para repor proteinas e aminoácidos (reposição proteica). Ela é indicada para cabelos danificados que sofrem com quebra, queda, pontas duplas, frizz e porosidade. Nos produtos para reconstrução você deve procurar por queratina e seus aminoácido, cisteina, prolina, argilina e colágeno.

E para saber qual é o tipo do produto, basta prestar bastante atenção nos componentes presentes e na ordem e na frequência que aparecem. Nos rótulos, os produtos que aparecem em primeiro lugar na lista de componentes são aqueles presentes em maior quantidade e geralmente as marcas já falam se o produto é para hidratação, nutrição ou reconstrução.

Recomendações gerais para fazer o cronograma

- Primeiramente sempre lave o cabelo com shampoo e após a hidratação/nutrição/reconstrução passe o condicionador e finalize normalmente. A não ser que o que você for fazer tenha que fazer com o cabelo seco, geralmente seria a nutrição.
- Lave seu cabelo somente na água gelada e no máximo norma, para não danificar seu cabelo.
- Leia com atenção e respeite o tempo recomendado do produto que for usar. Caso você use o produto por tempo demais pode enfraquecer e prejudicar os fios.
- Sempre tenha cuidado com seu cabelo, evite-o esfregar na toalha, evitando assim o frizz. Para secar o mesmo, aperte com a toalha de baixo para cima. Preferencialmente toalhas de microfibra ou camisa de algodão.
- O cronograma pode ser feito tanto para cabelos cacheados quanto para lisos. Não é regra nem obrigação fazer, mas sim uma opção para manter-los saudáveis.
- Você não precisa necessariamente seguir todas as regras desse post. Pode criar seu próprio cronograma, assim como você pode fazer receitas caseiras e não usar produtos específicos, caso não tenha.
- Escolha os dias da semana que preferir, de acordo com o cronograma que se encaixar melhor. Lembre-se de dar um intervalo de 48h para fazer o próximo procedimento.



Cronograma para cabelos saudáveis

Mesmo que os cabelos parecem estar impecáveis, eles sofrem danos ao decorrer do dia-a-dia com a radiação solar, poluição, poeira etc, e podem acabar perdendo um pouco do brilho. É importante garantir a presença de alguns componentes na sua rotina para manter-los saudáveis. A hidratação podem ajudar na manutenção de fios brilhantes e macios e pode ser feito uma vez por semana. Já a nutrição pode ser feita a cada quinze dias, e a reconstrução uma vez por mês.

Cronograma para cabelos pouco danificados

Essa rotina é boa para quem está com o cabelo secos, porosos e com aspecto arrepiado ou maleável, problemas que podem aparecer com o mesmo fator do tópico anterior, mais a frequentação continua à praias ou piscinas.
A proposta desse cronograma é fazer uma hidratação  e uma nutrição na primeira semana. Já na segunda, duas hidratações e, na terceira, uma hidratação e uma nutrição. Na quarta uma hidratação e uma reconstrução.

Cronograma para cabelos danificados

Quando estão nessa situação, requer um pouco mais de atenção. Os fios se tornam mais fracos quando são pintados frequentemente ou quando passa muita química, então tente evitar o máximo possível.  Não exagere na quantidade de reconstrução, em geral, devem ser feias a cada 15 ou 20 dias.
A proposta desse cronograma é realizar uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução. Na segunda semana, duas nutrições e uma hidratação. Na terceira, hidratação, nutrição e reconstrução. E na ultima, uma hidratação e uma nutrição.

Como eu disse anteriormente, você não precisa necessariamente de produtos específicos para cada tipo de procedimento, assim como eu, pode-se fazer com receitas caseiras. Estarei postando aqui todas que eu for usar. Os dados da tabela não segue necessariamente os dados do texto, são duas opções diferentes.
Espero que tenham gostado do post e se tiver alguma dúvida, só perguntar! Não esqueçam de comentar se já fizeram e qual foi o resultado, se aprovou ou não. Beijinhos. 

38 comentários:

  1. O cronograma capilar é tudo de bom eu amei a sua postagem
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Otimo post , eu preciso começar o meu .

    Beijão :*
    morenagraviola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg linda, começa sim, é muito bom!
      Bjss

      Excluir
  3. Adorei o post
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Òtimo o post amando conhecer seu Blog
    Obrigada pela visita adorei

    te seguindo aqui Bjoo
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou do post e do blog!
      Bjss linda

      Excluir
  5. Ótimo post e ótimas dicas para as cacheadas <3
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu tenho amado taaaaaaaaaaaaaanto ver post's de vocês sobre ess assunto, melhor ainda quando publicam o antes e depois <3 AMEI *-*

    http://www.1001julietas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, fica ligadinha aqui no blog que terá os antes e depois
      Bjss linda

      Excluir
  7. Amei o post , ótimo esse seu cronograma !
    Um beijo
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Jana,

    Meu cabelo depois que cortei ficou muito ressecado e adorei suas dicas. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Nossa, faz uma boa hidratação, com certeza vai melhorar
      Bjss

      Excluir
  9. Uau nunca havia visto este cronograma. Adorei a explicação sobre as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução sempre fico confusa com essas coisas na hora de comprar os produtos corretos.

    Beijos
    Cores, Glitterices Etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tirou suas dúvidas, agora não tem mais desculpas em, hahah
      Bjss linda

      Excluir
  10. Faz tempo que quero começar a fazer um cronograma capilar, porem o tempo está tão corrido, que acho que só vou começar as ferias, e gostei muito do post, beijos!
    http://www.garotadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem nunca tinha tempo, agora dei uma encaixadinha aqui hahah, mas faz sim!
      Bjss linda

      Excluir
  11. Olá querida, muito obrigada pela visita no blog, fiquei muito feliz em poder conhecer o teu :) Adorei, meus parabéns pelo trabalho. Estou seguindo via GFC ;)
    Que cabelo lindoooooo! Gostei de conhecer o seu cronograma.
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz um tempão cronograma capilar, então cortei e doei o cabelo!
    Agora tá curtindo!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado fica ótimo né?! Boa ação da sua parte, coragem também hahaha
      Bjss linda

      Excluir
  13. Oi Linda!
    Muito legal!
    Preciso mesmo fazer um pra mim!
    Valeu pela visitinha ^ ^

    Beijos!
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim haha, o resultado fica ótimo e lindo!
      Bjss linda

      Excluir
  14. nossa seu cabelo ta lindo dmais ><
    eu já ate tentei fazer cronograma mais nem tenho tempo :((( tristeza sempre que penso em cuidar dos fios ou ate mesmo deixa-lo natural (cacheado) eu fico com preguiça de cuidar e taco progressiva :(

    http://meeninadamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada linda! Nossa, eu também morria de preguiça de cuidar do meu cabelo, mas tomei coragem que até agora ta indo hahah
      Bjss linda

      Excluir
  15. Já ouvimos falar do cronograma capilar faz algum tempo, mas ainda não fizemos o resultado deve ser ótimo.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Minha filha tenta fazer o cronograma capilar, mas ela não consegue manter a rotina. O pouco que ela faz já da um resultado bem bonito com os cachos bem definidos, eu adoro! O post ficou maravilhoso!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia, aparenta dar um resultado maravilhoso.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia seu blog e achei super legal.
    Gostei muito das explicações e dicas.
    Bjos
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu faço a um ano já, e foi a melhor forma que encontrei para recuperar o meu cabelo.

    Beijos Amora
    www.amorascomclasse.com

    ResponderExcluir
  20. O cronograma capilar com certeza vai te ajudar muito, já faço há algum tempo e meus cabelos só melhoraram.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir